Varizes

O Que são Varizes?  

As varizes são veias dilatadas, deformadas e insuficientes, possuem coloração púrpuro-azulada, surgem ao longo das pernas e pés. Para muitas pessoas, as varizes ou vasinhos são uma preocupação puramente estética. Para outras pessoas, varizes podem causar dor, desconforto e até mesmo problemas mais graves, necessitando de tratamento e procedimentos médicos. Por isso é sempre importante passar por uma avaliação médica.

Quais são as Causas das Varizes? Como as Varizes Ocorrem? 

Para compreender melhor como ocorrem as varizes, quais são as causas das varizes, precisamos entender um pouco sobre o funcionamento do corpo humano, mais precisamente do nosso sistema circulatório. As veias das pernas, que reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores, possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Às vezes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue empoça nas veias provocando sensibilidade, dor e inchaço, surgindo as famosas varizes ou vasinhos. Sua ocorrência é mais comum em mulheres do que nos homens e em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos. São de origem familiar e estão diretamente relacionadas aos hormônios femininos, obesidade, posição de trabalho e o sedentarismo. Nas mulheres, durante a menstruação e na gravidez, principalmente, os sintomas tendem a piorar.             

Quais são os Sintomas das Varizes? Como as Varizes são Diagnosticadas?

Os sintomas das varizes mais comuns são: 

Sensibilidade nas pernas, sensação de peso, que podem ser mais acentuados no fim do dia;
Inchaço nas pernas, pés e/ou tornozelos;
Coceira na pele, onde ocorre a má circulação;
Dor e uma possível ardência nas pernas. 

Caso tenha alguns desses sintomas, o ideal é procurar sempre ajuda médica. As varizes geralmente são diagnosticadas fazendo apenas uma análise da pele e aparência das veias. Durante o exame clínico, o médico irá examinar as pernas e pés do paciente, buscando sintomas de inchaço, alterações na cor da pele, úlceras e outros sinais de ruptura da pele. 

Como Tratar as Varizes? Qual Tratamento Ideal para as Varizes? 

Alguns cuidados podem evitar o aparecimento de varizes, aliviar a dor e impedir complicações, como: fazer atividade física/exercícios, elevar as pernas e usar meias de compressão. Porém, se os sintomas não passarem com essas medidas ou se tiver preocupação em relação às varizes, o ideal é sempre buscar ajuda médica. Os especialistas/médicos que podem diagnosticar e acompanhar varizes são angiologistas e/ou o cirurgião vascular. Se há suspeita de varizes, o médico irá solicitar que paciente faça uma ultrassonografia vascular ou ultrassom dos membros inferiores, conhecido como: Doppler Colorido Venoso. O tratamento de varizes é feito através da escleroterapia, conhecida como “secagem de vasinhos”. A escleroterapia pode ser feita de 3 formas: via glicose, a laser ou espuma, depende da quantidade e gravidade delas. A mais comum e geralmente mais acessível é a escleroterapia com glicose, que é feita através da injeção de glicose diretamente na varize ou vasinho, a fim de eliminá-lo. A escleroterapia a laser costuma ser um procedimento mais caro e a escleroterapia com espuma é feita geralmente em varizes mais grossas. Para casos mais graves é indicado a cirurgia vascular, isso irá depender do dignóstico do médico, já que cada paciente tem um histórico vascular diferente.

Precisa de ajuda?