O Que é? Como é Feito o Tratamento e Quais são os Riscos?
O Que é a Microcirurgia de Varizes?
A microcirurgia de varizes, também conhecida como flebectomia, permite remover varizes de tamanho médio em vasos que a escleroterapia com glicose ou escleroterapia com espuma não são eficazes.
Como é Feita a Microcirurgia de Varizes?
Na microcirurgia de varizes, o cirurgião vascular faz micro incisões para remoção das veias e remove os vasos que estão provocando as varizes mais superficiais.
Realizada em ambiente hospitalar (12 horas de internação) sob sedação, através de pequenas punções, geralmente, as microcirurgias não deixam cicatrizes.
A paciente não precisa ficar internada após a microcirurgia. No mesmo dia, já retorna para casa. É necessário, somente, que permaneça cerca de 24 horas em repouso e o retorno ao trabalho se dá, aproximadamente, em 48 horas.
Existem Riscos? Quais os Riscos da Microcirurgia de Varizes?
A recuperação é bem rápida e há poucos efeitos colaterais. O retorno às atividades diárias pode ocorrer em até dois dias. Já a retomada da prática de exercícios físicos ocorre em torno de sete dias. É preciso aguardar entre 30 e 45 dias para expor a área tratada ao sol sem riscos de a pele ficar manchada.
Vale lembrar que a retirada das veias não prejudica a circulação do sangue, já que os vasos saudáveis encarregam-se de manter o fluxo para o coração da forma como deve ser.